Refinaria de Paulínia - Replan

Para vagas de emprego em Paulínia, acesse o endereço: paulinia.net/vagas

Telefone: (19) 2116-6100

A Refinaria de Paulínia, anteriormente chamada Refinaria do Planalto Paulista (origem do termo Replan) é a maior refinaria de petróleo da Petrobrás, em termos de produção, localizada na Zona Nordeste de Paulínia na Rodovia SP 332, km 132. Foi construída em terreno doado pela prefeitura, anteriormente parte da Fazenda São Francisco, e inaugurada em 28 de fevereiro de 1972.

Com cerca de 9,1 km², a refinaria é responsável por aproximadamente R$ 10 bilhões por ano em impostos. É a principal fonte de renda de Paulínia, fazendo com que a cidade seja uma das mais ricas do Estado de São Paulo e do Brasil e possua a oitava maior renda per capita do país. Possui capacidade de processamento de 396 mil bpd, Entre seus produtos, estão, entre outros, aguarrás, asfalto, coque, diesel, gasolina, GLP, nafta e querosene. Na área da Replan há um grande número de empresas secundárias, especialmente distribuidoras de combustíveis, que formam o Polo Petroquímico de Paulínia.

A produção é destinada principalmente aos estados de São Paulo (70%), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia (17,5% ao todo), Minas Gerais (7%), Goiás e Brasília (5,5% ao todo).

Veja também: Foto área da Replan

Atualizado em 26 de julho de 2013